Para alguns formatar o PC é um bicho de sete cabeça, mas entender a fundo o que isso significa e quais as vantagens para o seu equipamento deixa tudo mais simples. 

Todo mundo que já usou um mesmo computador por muito tempo e sentiu a necessidade de formatar o PC. Seja porque o equipamento está lento, travando muito, não responde aos comandos, enfim, existem infinitas razões para formatar PC, por isso, nesse artigo vamos esclarecer todas as dúvidas relacionadas a formatação de PC.

O que significa formatar o PC?

A formatação do PC consiste em atribuir um novo formato ao HD da máquina, ou seja, é uma forma de organizar todas as informações internas, assim elas passam a ser acessadas com mais facilidade e rapidez.

E quando falamos em organização aqui, não quer dizer apenas apagar aqueles arquivos que não fazem mais sentido, ou até mesmo arrumar as pastas e arquivos que estão salvos no computador.

Somente ao formatar o PC é possível organizar os arquivos raízes, o que auxilia – e muito – a eficiência do computador.

Quando é necessário formatar o PC?

É muito comum quando os computadores ficam lentos recomendar a formatação do PC, mas não é sempre que essa atitude é necessária.

Antes de tomar essa ação mais drástica – vale lembrar que ao formatar o PC tudo que estava salvo nele (seja arquivos ou programas) é perdido – é preciso entender que com o passar dos anos o equipamento fica mais lento, seja por estar com a memória cheia ou pela falta de cuidado do usuário.

Por isso, antes de tudo, analise as possíveis causas da lentidão do computador e depois decida se vale a pena ou não formatar o PC.

Alguns sinais de que talvez seja preciso formatar o PC:

  • Sequestro de dados;
  • Detecção de vírus;
  • Pane no sistema;
  • Lentidão excessiva;
  • Atualização que não foi bem-sucedida.

Melhor ainda do que formatar o PC é prevenir!

Uma medida que parece não ter impacto direto no funcionamento de um computador, mas que pode afetá-lo a longo prazo é o cuidado que o usuário toma com o equipamento.

Além disso, os sistemas operacionais disponibilizam ferramentas que auxiliam a evitar erros, como: limpeza de cache e disco e a desfragmentação.

Vantagens de formatar o PC

Depois de averiguar todas as possíveis causas da lentidão de um computador e não conseguir solucioná-la é preciso seguir para algo mais drástico como a formatação do PC, que irá apagar todos os dados da máquina.

O principal motivo que leva usuários a formatar PC é a velocidade da máquina, e sem dúvida, o computador aumenta sua velocidade consideravelmente depois que é formatado.

Além do equipamento estar mais rápido, aqueles programas originais do sistema operacional e o antivírus também passam a funcionar de forma mais ágil.

Sabe aqueles programas que são difíceis de desinstalar e que só servem para travar a máquina? Então todos esses também são excluídos ao formatar o PC.

Além disso, o computador fica 100% seguro, porque com a formatação, por menor que fosse o vírus ou praga que estava escondido é excluído.

Cuidados ao formatar o PC

Antes de realizar a formatação é preciso ter em mente, ou talvez até mesmo listar, quais são os programas necessários para esse computador, para além daqueles que são indispensáveis para qualquer um que for usar o equipamento.

Entre os programas mais comuns de todos os computadores estão: navegadores, drivers para scanner e impressora e pacote Office.

Por isso, antes de realizar qualquer formatação do PC realize um backup completo com todos os dados.

Computador sempre em dia sem a necessidade de formatar

Imagina só em uma grande empresa os funcionários do setor de TI serem os responsáveis por formatar os PCs de todo mundo. Uma trabalheira!

Empresas que contam com o aluguel de equipamentos de TI A2Works não precisam dedicar uma equipe toda para averiguar se o equipamento de seus colaboradores está em pleno funcionamento.

Isso porque A2Works, no momento do aluguel, entrega máquinas novas, atualizadas e formatadas para que seu colaborador e o time de TI não tenham aborrecimento com isso.

E caso algum desses aparelhos apresentem falhas que precisam formatar o PC ou realizar a troca, a A2Wokrs substitui instantaneamente.

Não tenha dores de cabeça em função do parque tecnológico da sua empresa. Conte com a A2Works. Saiba mais!