O computador lento pode ter muitas causas, e prevenir que isso ocorra é fundamental para evitar queda de produtividade dentro de uma empresa.

Um sistema que demora para iniciar, um navegador que não excuta imediatamente seus comandos, abrir um simples documento trava a tela. Bom, já deu para perceber como um computador lento pode impactar diretamente o nosso cotidiano e causar aborrecimento e estresse.

E quando o computador lento é usado para o trabalho, toda essa dor de cabeça para fazer tarefas simples, tem impacto direto na produtividade. Esse fato é comprovado por um estudo realizado pela Dell Technologies onde mostra que a produtividade dos funcionários de uma empresa pode cair em até 40% quando essas pessoas fazem usos de computadores lentos e softwares ultrapassados.

A lentidão dessas máquinas é um processo inevitável, isso acontece porque a tecnologia não para de se renovar. Por isso, nesse artigo vamos mais a fundo no porquê os computadores ficam lentos e como postergar e até mesmo adiar esse processo dentro da sua empresa.

Computadores lentos, quais podem ser suas causas?

  1. Desatualização

Novos softwares, recursos, peças de hardware, funções são lançadas a todo momento, e seu computador precisará de mais recursos para rodar essas novidades, com isso é impossível que sua máquina tenha a mesma capacidade e desempenho de quando você a comprou. No máximo é possível apresentar soluções paliativas que podem prolongar a vida útil do aparelho, mas é inevitável ter que lidar com computadores lentos a longo prazo.

  1. Extensões do navegador

Muito utilizadas para bloquear anúncios, escanear sites e até mesmo traduzir idiomas, as extensões auxiliam browsers, como Google Chrome e Firefox a ter um desempenho melhor. Mas instalar muitos desses mecanismos pode prejudicar o processamento de dados e deixar o computador lento!

  1. Muitos programas ou processos sendo executados ao mesmo tempo

Talvez essa seja uma das causas mais comuns que deixam os computadores lentos. Ativar vários softwares ao mesmo tempo exige muito da memória RAM do equipamento, e isso tem impacto direto no seu funcionamento e pode causar erros e congelamentos. E a solução para melhorar o desempenho do computador é ativar o bom e velho: “Ctrl” + “Alt” + “Del” e acessar o gerenciador de tarefas, e assim encerrar programas sem utilidade no momento.

  1. Infecção por vírus ou malwares

O computador lento também pode ser uma indicação de infecção do PC por vírus ou malwares. Esse ataque pode acontecer de diversas formas, entre as principais estão: exibição excessiva de propagandas indevidas; ativação de tarefas em segundo plano e roubos de dados do computador. Procure ativar com frequência a execução de programas de antivírus.

  1. Deixar o computador ligado por muito tempo

É muito comum, principalmente com notebooks, deixar o PC ligado por muito tempo e isso faz com que o equipamento deixe atividades e ações mais complexas em segundo plano, consumindo muito espaço da memória RAM e, por consequência, deixando os computadores lentos. Por isso, é recomendado que os aparelhos sejam desligados e até mesmo resetados com uma certa frequência.

Vale também ressaltar a importância de não obstruir a saída de ar do cooler, principalmente no caso de notebooks. Porque, caso isso aconteça, o PC superaquece e, consequentemente, há uma queda no desempenho da máquina.

Como acabar com os computadores lentos dentro da empresa?

Independente qual seja o tamanho da sua empresa, já imaginou ter uma equipe dedicada somente para verificar a causa dos computadores lentos ao invés de se dedicar a algo que seja mais proveitoso para o objetivo da empresa?

Normalmente, a equipe dedicada para isso é a de TI, mas o trabalho deles vai muito além de controlar o funcionamento desse dispositivo. É nesse ponto que o aluguel de equipamentos A2Works entra como uma solução para os computadores lentos do seu negócio!

Ao optar pela locação de equipamentos com a A2Works o seu time de TI não precisa se preocupar com os computadores lentos e a produtividade da sua equipe não é afetada. Isso porque, a qualidade e o funcionamento dos equipamentos alugados ficam por conta da A2Works.

Uma empresa que aluga todo o seu parque tecnológico com a gente recebe um equipamento atualizado, novo e pronto para uso. Além disso, caso algum equipamento apresente falha, nossa equipe de manutenção é acionada e – caso seja necessário – substituímos imediatamente o computador!

Chega de computadores lentos em sua empresa. Conte com a A2Works. Clique aqui!