Sua empresa precisa de escalabilidade: como fazer o seu TI acompanhar as variações de demanda do seu negócio?

Confira neste artigo algumas dicas para ajudá-lo a planejar sua infraestrutura de TI para acompanhar as variações de demanda da sua empresa. Boa leitura!

O que significa variação de demanda?

Não importa o porte ou segmento de atuação, toda empresa passa por variações ao longo do tempo, em períodos que podem ser longos – a cada semestre ou anualmente –, ou curtíssimos – trimestralmente, mensalmente, semanalmente ou até mesmo de um dia para o outro.

Essas variações podem ser tanto positivas, como no caso de aumento da demanda com consequente aumento dos lucros, quanto negativas – baixas sazonalidades, perda de um contrato importante ou de clientes, entre outras questões. E independentemente de qual seja o motivo, a infraestrutura de TI deve acompanhar essa variação e ser eficiente para atender às necessidades atuais da empresa, sem desperdícios, em um modelo de negócios escalonável.

O que é um modelo de negócios escalonável?

De acordo com matéria de Júlio César de Castro Ferreira, Sócio-diretor da Produtora Nébadon, publicada no Portal Educação, escalabilidade é o termo que define a capacidade de uma empresa, ou sistema, de atender suas necessidades de crescimento sem perder qualidade, e com baixo aumento de custos.

Empresas com dificuldades para atender o aumento inesperado da demanda de trabalho, ou para assimilar novos clientes, perdem repetidamente oportunidades de negócios que surgem, e ainda, correm o risco de vê-los migrando para a concorrência. Por outro lado, uma empresa que consegue lidar com o crescimento necessário de forma flexível, aumentando o seu faturamento sem elevar proporcionalmente os seus custos, é uma empresa com capacidade escalonável. E para alcançar esse status de empresa escalonável, a grande maioria dos segmentos depende da escalabilidade dos recursos em TI, para que seja escalonável como um todo.

A importância da escalabilidade em TI

Quando falamos em escalabilidade em TI, além do investimento em softwares inteligentes de gestão que possibilitem mais flexibilidade para acompanhar as variações de demanda da empresa, queremos tratar da capacidade de identificar quando é hora de aumentar a infraestrutura, com a aquisição de equipamentos necessários para atender às necessidades do negócio.

Ainda citando a matéria do Portal Educação, um exemplo bastante simples de como os recursos tecnológicos escalonáveis influenciam diretamente na escalabilidade da empresa como um todo é na assimilação de um novo colaborador. Uma das características de uma empresa escalonável, está na facilidade para que um novo colaborador compreenda rapidamente o modelo de negócios da empresa e esteja rapidamente atuante no seu papel, dentro deste contexto. Porém, se os recursos de TI não são escalonáveis, a disponibilização e configuração de uma máquina para este novo colaborador pode levar muito tempo, aí é que entra a vantagem do modelo HaaS.

Adotar o modelo HaaS é uma ótima alternativa

Este artigo, da InCare Technologies, expõe as vantagens do modelo HaaS, que significa Hardware as a Service, ou Hardware como serviço, no qual todos os equipamentos, máquinas, servidores e outros recursos de TI são contratados de acordo com a necessidade da empresa. Ou seja, é basicamente um serviço que atende à demanda de uma organização de forma personalizada com a contratação flexível de equipamentos.

Locação de equipamentos de TI é uma ótima alternativa para alcançar escalabilidade

A locação de equipamentos de TI consiste em alugar computadores, notebooks, tablets, servidores, entre outras tecnologias, em vez de adquiri-las. Dessa forma, não é preciso fazer um grande investimento inicial, porque na locação esse investimento entra como um custo mensal para a empresa.

Sem dúvidas o aluguel de máquinas entrega algumas vantagens que proporcionam mais escalabilidade para os negócios, como economia financeira, atualização constante do parque tecnológico, flexibilidade e agilidade na contratação e instalação dos equipamentos que geralmente já estão disponíveis, entre muitas outras.

Conte com a A2Works para alugar equipamentos de TI para sua empresa!

A A2Works é especializada em aluguel de equipamentos de informática, como Notebooks, Computadores, Servidores, Minidesktops entre outros. Um amplo estoque de equipamentos que nos permite entregar soluções completas para sua empresa com muita agilidade. Fale conosco e saiba tudo o que podemos fazer para ajudar o seu negócio!

 

 

 

Deixe uma resposta