Com o aumento dos ataques cibernéticos a segurança digital nas empresas se faz cada vez mais necessária.

Por mais que já seja uma realidade mais que consolidada em nossas vidas a internet ainda apresenta muitas falhas quando falamos em segurança digital. Regularmente vemos notícias de vazamento de informações, roubos, sequestros, tudo isso no mundo digital e, geralmente, ligado a grandes empresas.

Mesmo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já seja uma realidade aqui no Brasil, ainda é preciso pensar em formas de aplicar a segurança digital nas informações da sua organização, principalmente naquelas confidenciais.

Ao longo desse artigo vamos esmiuçar o que é a segurança digital, qual a sua importância, alguns erros que podem deixá-la vulnerável e como fortalecê-la.

Segurança digital, o que é?

Segurança sempre tem a ver com uma forma de proteção, e no caso da segurança digital está relacionada com um conjunto de medidas, práticas e processos usados para proteger os dispositivos eletrônicos da sua empresa, as redes, os servidores e, quando necessário, bloquear as possíveis ameaças e ataques.

Vale ressaltar que a diferença entre a segurança digital e a segurança da informação diz respeito ao foco dessa proteção. A segurança da informação tem como objetivo proteger os dados, trocas e compartilhamentos, enquanto a segurança digital seu cuidado é mais amplo, protege atividades e operações que são realizadas online.

Importância da segurança digital

O Brasil, sem dúvida, é um dos maiores alvos de ataques cibernéticos. Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança digital Avast aponta que em 2021 houve um aumento mundial de 38% nos ataques no estilo ransomware (sequestro de dados em servidores) em comparação ao ano anterior. Se dermos um zoom desses dados no Brasil esses ataques foram bem maiores, um aumento preocupante de 92%.

Só com esses dados não há dúvida da importância da segurança digital, principalmente no mundo corporativo. Por isso, investir nesse modelo de segurança é prevenir e impedir que sua organização se torne estatística.

Vulnerabilidade com a segurança digital

Antes de tomar qualquer ação preventiva, é preciso entender e reconhecer o que deixa a sua organização mais vulnerável e, depois disso, promover a segurança digital. Entre os principais erros que deixam as empresas sujeitas ao ataque estão:

– Desconsiderar formas de autenticação: muito além das tradicionais senhas, processos de segurança digital precisam contar com outras formas de autenticação – seja reconhecimento facial ou biometria.

– Esquecer das análises de vulnerabilidade: essa precisa ser uma prática constante para manter a segurança digital da sua empresa em dia. Essa análise serve para identificar brechas e fraquezas que podem ser a porta de entrada para esses ataques.

– Ignorar os processos de segurança da informação: não definir como seu negócio irá cuidar dos seus ativos e informações sigilosas pode colocar tudo a perder.

Principais ameaças à segurança digital da sua corporação

São diversos os tipos de ataques cibernéticos que uma rede está sujeita, por isso separamos os principais para apresentar para vocês:

Phishing: entre os mais comuns, essa é a prática de encaminhar e-mails fraudulentos com intuito de conseguir informações pessoais;

Ransomware: já citado por aqui, esse é um tipo de sequestro no universo digital. Dados e informações roubadas só são devolvidas mediante a pagamentos;

Malware: esse é um dos mais perigosos ataques que uma empresa pode sofrer. Isso porque seu ataque é feito de forma silenciosa e, assim, possibilita o acesso a dispositivos não autorizados.

Como fortalecer a segurança digital

Agora que já apresentamos como sua empresa pode ficar vulnerável ao não dar valor para a segurança digital e quais são os principais tipos de ataques. Vamos compartilhar algumas medidas que podem colaborar com uma maior segurança digital da sua empresa.

  • Desenvolver uma política de segurança digital;
  • Aprimorar a segurança digital constantemente;
  • Realizar testes frequentemente;
  • Profissionais qualificados que garantam a segurança digital da empresa;
  • Criar um plano de recuperação caso ocorra um desastre.

 

Quando se trata da segurança digital da sua empresa é preciso fazer o investimento como forma de prevenção, afim de proteger os dados e todas as informações – principalmente as sigilosas – referente a sua organização.