Com a infinidade de comunicações que recebemos diariamente em uma empresa, a Segurança da Informação é fundamental.
Compras, vendas, notícias, tutoriais, opiniões e milhares de outras informações são compartilhados em um único dia na internet. E com essa avalanche de dados sendo divulgados se faz mais que necessário a segurança da informação.
Compartilhar notícias falsas, informações sigilosas ou que não teriam que ser publicadas porque podem expor alguém, são práticas que não devem ser realizadas e que, em alguns casos, geram consequências graves.
Segurança da Informação o que é?
É a prática de proteção e defesa de dados, é a garantia que informações sigilosas sejam acessadas apenas por aqueles que sejam responsáveis de direito.
Garantir a segurança da informação em empresas por exemplo, é uma forma de evitar que qualquer funcionário compartilhe de forma inapropriada informações referentes a vendas, concorrentes, produtos, entre muitos outros.
Com ela é possível construir, dentro das corporações, políticas que são instauradas para determinar como ocorrerá a circulação de dados confidenciais, esse controle, normalmente, é realizado pelo departamento de Tecnologia da Informação (TI) da empresa.
Qual sua importância?
Um dos papéis fundamentais é prevenir e combater ataques cibernéticos que são cada vez mais comuns, principalmente em empresas, os chamados vírus de resgate ou ransomware.
Esses ataques se aproveitam do fácil acesso através de senhas simples e sequestram informações, bloqueiam o acesso pelo proprietário e cobram um valor altíssimo pelo resgate dos dados.
Seja um simples compartilhamento de informação através de um colaborador da empresa, ou um sequestro de dados, a segurança da informação é crucial em toda empresa, independente do seu tamanho.
5 pilares da Segurança da Informação
As tecnologias avançam e com isso os ataques ficam cada vez mais robustos e inteligentes, por isso a segurança da informação também é aprimorada. Os seus 5 pilares são uma espécie de norte para organizar esse sistema dentro da sua empresa. São eles:
- Confidencialidade: algumas informações não devem ser acessadas por pessoas não autorizadas, ou seja, preserve o sigilo de dados.
- Disponibilidade: os dados devem estar sempre acessíveis por aqueles que são credenciados.
- Integridade: é fundamental preservar a integridade das informações que são acessadas ou trocadas, de forma que todos os titulares acessem sua totalidade.
- Autenticidade: esse é o pilar que garante a veracidade de todas as informações do banco de dados.
- Irretratabilidade: complementar ao pilar da autenticidade, o objetivo aqui é aumentar a confiança dos processos de segurança da informação.
Como assegurar a Segurança da Informação na sua empresa?
Para garantir a segurança da informação são instalados programas nos computadores que serão utilizados apenas para fins de trabalho e, normalmente, quem tem o controle desses acessos é o setor de TI. Tais programas garantem que, qualquer acesso ou tentativa de acesso inapropriado, o setor responsável seja notificado e as medidas cabíveis sejam tomadas.
Realizar a gestão da segurança da informação não é apenas um cuidado crucial que as empresas devem ter, mas também é seguir a legislação. Desde 2018 foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante penalidades para aquelas empresas que a descumprir. Empresas precisam estabelecer mecanismos e infraestrutura que garantam a segurança das informações coletadas.
Além disso, é fundamental que para garantir a segurança da informação da sua empresa é preciso contar com hardwares de confiança e que estejam em pleno funcionamento e de acordo com as políticas de segurança da informação da empresa.
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