O superaquecimento do computador é um problema comum que pode levar a uma série de complicações, desde a redução do desempenho até danos irreparáveis aos componentes. 

Para evitar este cenário indesejado e manter o computador funcionando de maneira eficiente, é fundamental compreender as principais causas do superaquecimento. 

 

  1. Acúmulo de Poeira

Um dos principais vilões do superaquecimento é o acúmulo de poeira nos componentes internos do computador, como o dissipador de calor e as ventoinhas. A poeira atua como um isolante térmico, dificultando a dissipação do calor gerado pelos componentes. Com o tempo, isso pode levar a temperaturas elevadas. 

 

  1. Ventoinhas Defeituosas

As ventoinhas desempenham um papel crucial na regulação da temperatura interna do computador. Quando uma ventoinha falha ou gira a uma velocidade abaixo do necessário, o calor não é dissipado eficazmente, resultando em superaquecimento. 

 

  1. Má Distribuição Térmica

Alguns componentes internos, como processadores e placas gráficas, geram mais calor do que outros. Se o gabinete do computador não estiver projetado para uma distribuição térmica adequada, áreas específicas podem superaquecer, prejudicando o funcionamento geral. 

 

  1. Mau Contato Térmico

A má aplicação da pasta térmica entre o processador e o dissipador de calor pode criar um isolamento térmico e dificultar a transferência de calor. Isso faz com que o processador aqueça mais rapidamente. 

 

  1. Ambiente de Trabalho Inadequado

O local onde o computador está localizado também pode afetar sua temperatura operacional. Ambientes muito quentes ou sem ventilação adequada podem contribuir para o superaquecimento. 

 

A boa notícia é que, ao optar pela locação de equipamentos com a A2Works, o seu time de TI não precisa se preocupar com esta situação. Isso porque, a qualidade e o funcionamento dos equipamentos alugados ficam por conta da A2Works. 

Ao alugar o seu parque tecnológico com a gente, a sua empresa recebe um equipamento atualizado e pronto para uso. Se por acaso houver alguma falha, nossa equipe de manutenção é acionada e – caso seja necessário – substituímos a máquina imediatamente. 

Conte com a A2Works. Clique aqui!