Os Pilares da Segurança da Informação são primordiais para a proteção de ameaças da sua empresa.
Estabelecer uma gestão de risco é fundamental para toda empresa, independente do seu tamanho. A segurança da informação entra nesse quesito, é a partir dela que a empresa previne e reduz qualquer problema relacionado, principalmente, a exposição de dados sigilosos e o acesso de pessoas não autorizadas.
Essa proteção dos dados é amparada pela Triade CID (confidencialidade, integridade e disponibilidade) ou pilares da segurança da informação. Esse modelo é muito usado na segurança da informação porque é a partir deles que as políticas de segurança são desenvolvidas.
Depois da definição desses três pilares da segurança da informação surgiram alguns desafios extras, devido ao aumento na quantidade de dados que precisam ser protegidos. Com isso, foi adicionado mais dois pilares da segurança da informação: autenticidade e irretratabilidade.
Principais ameaças aos Pilares da Segurança da Informação
Principalmente no universo digital, os 5 pilares da segurança da informação sofrem, diariamente, uma série de ameaças, entre elas estão:
- Ataque a softwares através de vírus;
- Golpes que, através da manipulação, persuadem pessoas e roubam informações privadas;
- Informações críticas que são roubadas através da invasão de celulares;
- Vazamento de informações por ataques externos ou falhas internas;
- Sequestro de dados.
A chamada cibersegurança está cada dia mais complexa e passa a ser colocado no centro das questões de segurança das informações nas empresas.
5 Pilares da Segurança da Informação
Como já foi abordado, a antiga Triade CID se transformou nos 5 Pilares da Segurança da Informação para reforçar ainda mais a proteção de dados. Confira o significado de cada um deles.
-
Confidencialidade
Esse primeiro pilar da segurança da informação diz respeito à um componente essencial em toda empresa: a privacidade. A confidencialidade garante que os acessos aos dados estejam restritos à determinados usuários e protegidos daqueles que não são autorizados.
Esse pilar da segurança da informação se aplica, principalmente a dados pessoais, financeiros, psicográficos, sensíveis e todas as outras informações sigilosas.
A confidencialidade é um dos principais requisitos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Para ter garantia desse pilar da segurança da informação, sua empresa deve incluir medidas como: controle de acesso, senhas forte, criptografia, entre outros.
-
Integridade
O pilar da segurança da informação da integridade tem a ver com a preservação e confiabilidade dos dados durante todo o seu ciclo de vida.
Para que esse pilar da segurança da informação seja instaurado dentro de uma empresa é preciso instalar mecanismos de controle, o que evita que as informações sejam alteradas ou deletadas por pessoas não autorizadas. Fato que acontece com certa frequência por conta de erros humanos.
-
Disponibilidade
Garantir o acesso permanente às informações dos sistemas é o principal objetivo desse pilar da segurança da informação. Para que esse pilar esteja em pleno funcionamento, é preciso da estabilidade dos sistemas, normalmente, isso é feito através de processos de manutenções rápidas, atualização e eliminação de falhas de software e com base no plano de gestão de crise.
-
Autenticidade
Esse, talvez, seja o pilar da segurança da informação mais básico e fundamental de todos. É a Autenticidade que valida a autorização de usuários para acessar, compartilhar ou receber determinadas informações. Tudo isso é feito através de mecanismos básicos como: login e senha, além de outros recursos que são bastante usados, como a biometria.
A grande importância desse pilar da segurança da informação é confirmar a identidade do usuário antes de liberar o acesso ao banco de dados.
-
Irretratabilidade
Inspirado pelo princípio jurídico da irretratabilidade, esse pilar da segurança da informação também pode ser chamado de “não repúdio”.
A garantia da irretratabilidade é de que pessoas ou entidades não podem negar a autoria das informações fornecidas por uma empresa, por exemplo. Com a segurança da informação esse pilar é capaz de provar que algo foi feito, quem foi o responsável e quando foi feito, tudo isso através de um sistema, o que impossibilita a negação dessas ações.
Importância dos Pilares da Segurança da Informação
Os 5 pilares da segurança da informação apresentados dão o norte que sustenta as políticas, práticas e estratégias na proteção de dados de uma empresa. Esses são critérios que guiam a segurança da informação na organização e ajudam na preservação das informações mais importantes, principalmente no digital.
Através de processos como: política de segurança da informação, softwares, senhas, criptografias, entre outros, os 5 pilares da segurança da informação auxiliam a empresa a ter uma base para analisar, planejar e implementar as ações de segurança das diversas ameaças.