Pode não parecer, mas os servidores estão presente no dia a dia de muitas empresas. Saiba como.
Por mais que muitos não saibam de fato o que são servidores e para que server esse sistema, se você trabalha com o básico de internet e computação, e usa – nem que seja um pouco – na sua vida pessoal, com certeza você já ouviu falar em servidores, não é mesmo?
Por isso, nesse post iremos acabar com todas as suas dúvidas, vamos explicar o que são servidores, para que serve esse sistema, quais são os principais servidores e qual o impacto dele na sua empresa.
Mas afinal, o que são servidores?
Para entender o que é um servidor, a grosso modo, basta associá-lo com um computador que tem grande capacidade de armazenamento e processamento, e que sua principal função é se conectar a outros computadores por meio de uma rede.
O principal objetivo de um servidor é executar e processar as solicitações vindas de outras máquinas através de softwares, banco de dados, plataformas de e-mail, formulários, hospedagem de sites e muitos outros.
Para que serve um servidor?
Bom, agora que já explicamos o que é um servidor, vamos mais afundo nas suas funções.
Como já comentamos previamente, um servidor centraliza as principais e maiores operações virtuais em um só “computador”, o que dá um maior desempenho para executar tarefas mais especificas. O servidor auxilia, por exemplo, a não causar lentidão no computador.
Se pensarmos em uma empresa que usa determinada fermenta de trabalho, por exemplo, tendo um único servidor não é necessária à instalação do mesmo programa em todas as máquinas, basta instalá-lo no servidor que esses computadores estão conectados.
Quais são os principais servidores?
Agora você deve estar se perguntando: “ok, eu já entendi o que são servidores, para que eles servem, mas qual – de fato – é o impacto desses sistemas na minha vida? ”.
Pode não parecer tão óbvio, mas diariamente você usa uma infinidade de servidores, dos mais simples como os de e-mails, até os mais complexos como os de proxy. Confira os modelos mais comuns:
– Servidor de nuvem: sendo cada vez mais usados em empresas, o servidor de nuvem possibilita que diferentes tarefas possam ser executadas e armazenadas, sem que seja necessário um servidor próprio da empresa.
– Servidor de e-mail: esse é um dos servidores mais comuns e mais utilizados. Sem esse sistema não existe a possibilidade de nenhum e-mail ser encaminhado ou recebido pela sua empresa, essa troca de informação só é possível graças a esse servidor.
– Servidor de web: se você está lendo esse post agora quer dizer que sua máquina está conectada ao servidor. Assim como o de e-mail, o servidor de web é amplamente utilizado e tem como principal função processar e executar os conteúdos disponíveis online.
– Servidor de banco de dados: muito usado em empresas que acumulam uma infinidade de informações, esse modelo de servidor melhora o desempenho do processamento e transferência de dados. Além de garantir uma segurança maior ao grande volume de dados que são armazenados por essas corporações.
– Servidor proxy: esse tipo de servidor garante uma maior eficiência e segurança aos acessos à internet pela maior parte dos usuários. O servidor proxy nada mais é do que um filtro que faz o meio de campo entre as requisições do cliente e o envio dessas informações.
O impacto dos servidores na sua empresa
Já deu para perceber que o servidor está presente na vida de todo mundo, seja direta ou indiretamente.
Empresas, além de fazerem uso desses servidores mais comuns como: e-mail e web, elas também possuem servidores próprios que auxiliam o negócio a manter suas aplicações com um desempenho de alto nível.
Nesses casos, pode surgir a dúvida de qual é o melhor servidor para a necessidade da sua empresa. A A2Works, além de oferecer o aluguel de desktops, notebooks e mini PCs, também disponibiliza os melhores servidores do mercado.
Entendemos as necessidades da sua empresa, qual será a finalidade desse equipamento e sugerimos os servidores ideais – sempre com tecnologia de ponta.
Entre em contato com um de nossos especialistas e solicite um orçamento para os servidores da sua empresa. Clique aqui!