Os golpes online estão cada dia mais frequentes. Conheça os principais, as melhores formas de se defender e porque investir em cibersegurança é fundamental.

Todos os dias acompanhamos nos meios de comunicação o aumento do número de golpes digitais que pessoas em todo o mundo sofrem. Segundo uma pesquisa da Nord Security, 71% dos brasileiros já foram vítimas de algum tipo de golpe virtual.

E com o avanço das tecnologias, vêm também os novos golpes. Afinal, os criminosos estão sempre tentando se aproveitar de tudo que deveria representar um tipo de facilidade no nosso dia a dia. Prova disso é que, segundo a mesma pesquisa, 75% dos brasileiros entrevistados consideram as fraudes que envolvem pagamentos via Pix como as de maior risco atualmente.

E não são apenas as pessoas físicas que precisam estar atentas aos golpes virtuais. As empresas, mais do que nunca, também são alvos. Segundo um artigo do portal Folha PE, os ataques online (hackers, roubo de senhas, entre outros) em pequenas e médias empresas cresceram 140% em 2022.

Por isso, o investimento em cibersegurança se tornou algo simplesmente essencial para a sobrevivência dos negócios que precisam proteger seus dados e dados de clientes para evitarem multas, processos e não conformidades com a lei, inclusive com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Mas pessoas e empresas podem se prevenir se seguirem alguns cuidados básicos. Conheça alguns dos principais golpes digitais e como evita-los!

 

Como as pessoas podem se proteger?

Ficar atento às seguintes situações pode evitar grandes prejuízos. Confira!

  • Cuidado com links suspeitos enviados por Whatsapp ou SMS. Não clique! Empresas e bancos nunca mandam links, pedem senhas ou pedem que você instale aplicativos. Se ficar na dúvida, entre em contato pelos meios oficiais de comunicação da empresa/banco.
  • Nunca fique logado no aplicativo do banco após o uso. Sempre faça o logoff e nunca deixe senhas anotadas em nenhum lugar do celular.
  • Desconfie de anúncios de produtos extremamente baratos e com preços que não condizem com os da maioria das lojas. Se viu um anúncio com um preço fora do comum, certifique-se visitando o site oficial da loja.
  • Se receber mensagens pelo Whatsapp de familiares e conhecidos pedindo que você faça um Pix, desconfie. Procure falar com essas pessoas por telefone ou chamada de vídeo para confirmar que são elas de verdade.

 

Como as empresas podem se proteger?

Investimento constante em cibersegurança é obrigatório. Confira algumas das ações que podem ser feitas.

  • Invista em segurança operacional, quando há restrição de acesso a dados de clientes ou informações confidenciais. Isso evita ataques internos.
  • Invista em proteção na nuvem. Apesar de ser o ambiente mais seguro para dados, é preciso estar sempre atento à segurança dela.
  • Invista em antivírus sempre atualizados para todos os devices utilizados na sua empresa.
  • Invista em monitoramento constante, 24/7, de sistemas e ambientes virtuais.
  • Uma ação de relacionamento importante e que pode dar bons resultados é investir também na educação digital dos seus clientes. Envie conteúdos alertando sobre golpes e como eles podem se prevenir.

 

O objetivo principal é manter os dados do seu negócio e, acima de tudo, dos seus clientes sempre seguros e protegidos contra ataques. Nos últimos tempos, vimos diversos casos de grandes empresas que enfrentaram vazamentos de dados e, por isso, foram multadas em valores exorbitantes.

A punição deve ser exemplar para que não haja recorrência. E nesses casos, prevenir é melhor que remediar: investir em cibersegurança é o caminho certo para evitar dores de cabeça e no bolso!

 

A A2Works está ligada em cibersegurança!

Quando você aluga equipamentos de TI na A2Works, tem a garantia de que todos passam por manutenção preventiva e que estão sempre atualizados com antivírus. Esse cuidado essencial faz parte da tecnologia e modernidade que nossos devices oferecem ao seu negócio.

Além disso, no blog da A2Works você fica por dentro de diversas dicas de segurança, prevenção e todo o universo da tecnologia. Cadastre-se abaixo na Newsletter e acompanhe nossos artigos.