Chromebook, um notebook mais simples e com o acesso unicamente através de nuvens.
Como sempre a gigante da tecnologia – Google – revolucionou o mercado quando lançou, lá em 2011, o Chromebook. Esse equipamento foi criado para ser acessado unicamente através de nuvem, em uma época que o armazenamento em nuvens não tinha sido popularizado.
Ele é semelhante a um notebook, mas é menor em tamanho, super leve e com uma boa autonomia. Esse dispositivo foi desenvolvido como uma solução mais robusta quando comparado com um tablet.
Chromebook, como funciona?
O grande diferencial do Chromebook é o sistema operacional: Chrome OS, um sistema do Google que é derivado do Chromium, desenvolvedor por trás do navegador Google Chrome.
Para ficar mais simples de visualizar, o Chromebook funciona de forma semelhante ao sistema Android para os celulares, os fabricantes – parceiros do Google – fornecem o hardwere e a empresa o sistema.
Ele é um dispositivo que está sempre conectado à internet e realiza funções básicas, como: editar documentos e acessar as redes sociais – por isso, durante o seu lançamento foi bastante usado para as escolas, principalmente nos Estados Unidos.
Apesar do Chromebook ter sido desenvolvido para ser um sistema usado majoritariamente online, também é possível realizar algumas funções off-line, mas é preciso configurá-lo antes. Nas versões mais novas, alguns Chromebooks são compatíveis com a Play Store e rodam aplicativos disponíveis para o sistema Android.
Chromebook ou tablet?
Desde o seu surgimento, o Chromebook já era uma opção mais econômica que os notebooks, e uma alternativa melhor do que os tablets, porque o Chromebook possui teclado, e em alguns casos, é touchscreen e possuem a caneta stylus.
Diferenças entre um notebook e o Chromebook
Como já foi citado, uma das grandes vantagens do Chromebook quando comparado com o notebook, é o valor. Mas outra diferença é que o dispositivo não pode rodar sistemas comuns de desktops, além dos nativos e, em alguns modelos, originais Android.
Além das diferenças de tamanho, as telas podem ou não ser touchscreen, e, em certis modelos, o Chromebook é 2 em 1, podendo ser usado como laptop ou tablet.
Na maioria das vezes os processadores dos Chromebooks são Intel Celeron e a unidade de armazenamento em Flash e memória RAM pouco expansível.
Mas, assim como os notebooks, o Chromebooks, podem ser conectados com devices externos, como: mouse e teclado, porque possuem entrada USB e graças à entrada HDMI também é possível conectá-lo à TV e monitor. Assim como os laptops mais modernos, os Chromebooks não possuem leitor de CDs, DVDs e Blu-Ray.
A2Works, a especialista em aluguel de parques tecnológicos
Se sua empresa procura aluguel de dispositivos que serão usados para demandas mais simples, como: edição de documentos e navegação na Web, invista no aluguel de Chromebook com A2Works!
Converse com um de nossos especialistas, clique aqui!