Considerada uma das profissões mais valorizadas nos dias de hoje e essencial para o futuro, ser um profissional de TI exige muita dedicação e atualizações constantes. Veja como começar a carreira com o pé direito!

Em um mundo de ininterrupta transformação digital e repleto de novidades tecnológicas surgindo dia após dia, é natural que o segmento de TI esteja sempre aquecido e procurando por novos profissionais que se formam todos os anos.

Segundo a consultoria IDC Brasil, a projeção é que o mercado de TI em 2023 cresça 5% a mais que em 2022, faturando até 80 bilhões de dólares. Na contramão desta estatística, um estudo do Google For Startups aponta que, até 2025, o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais de TI. Como vimos, a demanda da área no país é altíssima, fazendo deste um excelente mercado a se investir para uma futura profissão.

Então para começar bem, a A2Works separou 5 dicas importantes. Confira!

 

  1. Invista em cursos da área de TI

Para iniciar na carreira, ajuda muito se matricular em um curso técnico ou universitário de TI. Mas você pode ir além! Enriqueça sua graduação com cursos e especializações que podem ser feitos até de maneira online. O importante é ter contato com diferentes áreas de TI para ampliar o seu conhecimento e, para em um futuro não muito distante, poder se especializar em alguma área que te agrada mais.

 

  1. Falar outros idiomas pode ajudar e muito

Aprender novos idiomas pode ajudar a sua carreira no Brasil e também pode abrir portas internacionalmente, afinal, o mercado de TI é extremamente global. Além disso, muitos dos jargões utilizados na profissão são em inglês. Por isso, estudar o idioma é importante.

 

  1. Exercite sua curiosidade

A área de TI está sempre em constante transformação. Podemos ver que, todos os dias, novas tecnologias surgem e, com elas, novas oportunidades no universo do TI. O importante aqui é exercitar a sua curiosidade, correr atrás de informação, de novidades, ficar por dentro das mudanças, das informações. Você pode fazer isso facilmente se informando em grandes portais de tecnologia. Faça disso um hábito! Afinal, ao longo da sua carreira, você precisará se atualizar com frequência por meio de novos cursos e novas certificações.

 

  1. Pratique muito e monte um portfólio

Aproveite os cursos que você faz para praticar muito suas habilidades. Mesmo que você ainda não esteja trabalhando, dedique-se às tarefas do seu curso para poder montar um bom portfólio. Ele pode ser a sua porta de entrada em diversas empresas. Mostre o seu trabalho, sua dedicação, sua curiosidade e suas habilidades e conquiste oportunidades no mercado.

 

  1. Seja visto!

Frequente feiras e eventos de TI para ficar por dentro do mercado de trabalho, conhecer pessoas, construir o seu networking e mostrar o seu interesse às empresas e profissionais da área. Mantenha sua rede social profissional sempre bem alimentada e atualizada. Você precisa ser visto pelo mercado, e essas são duas formas bem eficientes de fazer isso acontecer.

Com essas 5 dicas, a sua carreira no mercado de TI vai começar bem e o seu destino só poderá ser um: o seu sucesso no segmento!

 

Siga a A2Works nas redes sociais e saiba mais sobre o segmento de locação de equipamentos de T.I.

A A2Works tem mais de 2 décadas de experiência na locação de equipamentos de TI. Nas nossas redes sociais, você fica por dentro do mercado, das novidades de TI e até mesmo das oportunidades na nossa empresa.

Acesse www.a2works.com.br, conheça mais sobre nossos serviços, siga nossas redes sociais e fique de olho em nosso blog!