O tema sustentabilidade ambiental é muito relevante ao se trabalhar com Tecnologia da Informação. Isso porque esta última está profundamente enraizada na sociedade moderna, de modo a impactar pequenos detalhes cotidianos no meio ambiente que podem ser considerados irrelevantes.
Bateria do notebook: o que fazer para ser sustentável
Um exemplo prático disso é o uso dos equipamentos de informática: se é melhor deixar os notebooks funcionando com energia da bateria ou mantê-los conectados é uma pergunta comum, pois muitos se perguntam como agir de forma sustentável e economizar energia e dinheiro.
A priori, quando se trata de consumo de energia, a diferença entre deixar um dispositivo conectado na tomada da parede ou usar sua bateria para depois carregá-la novamente pode ser considerada insignificante pelas tecnologias modernas empregadas nos dispositivos eletrônicos atuais.
Há alguns anos, ainda era aconselhável desconectar computadores ou outros dispositivos da rede por causa do medo de que as baterias ficassem sobrecarregadas pelo consumo contínuo de eletricidade. No entanto, este não é mais o caso dos equipamentos modernos. Atualmente, estudos diversos mostram que os equipamentos são projetados para parar de carregar quando a bateria está cheia e só voltam a carregar quando a bateria se descarrega parcialmente pelo uso normal.
Bateria e Sustentabilidade: qual a relação?
No entanto, esta continua a ser uma questão interessante para analisar do ponto de vista da vida útil da bateria e sustentabilidade. Como as baterias perdem sua capacidade de armazenamento de energia de acordo com o tempo de uso pelo desgaste das células químicas, este é um fator muito relevante que leva os consumidores a trocarem seus notebooks e outros dispositivos antigos por outros mais novos e atuais.
Isso significa maior consumo de recursos e energia para produzir equipamentos que substituirão outros “sem utilidade” e que não necessariamente serão devidamente descartados para não prejudicarem o meio ambiente. Como as baterias desses aparelhos eletrônicos são feitas principalmente de células de íons de lítio, toda a matéria-prima de fabricação precisa ser extraídos pela indústria de mineração poluente.
Melhores práticas para ajudar na sustentabilidade
A primeira coisa a se levar em consideração na preservação do meio ambiente é a necessidade de usar conscientemente os equipamentos já em uso e prolongar sua vida útil. Ao se analisar todo o ciclo de vida de um computador, percebe-se que são as fases de fabricação e descarte que têm o maior impacto negativo no planeta.
Todas as peças do equipamento eletrônico consomem recursos naturais que não são renováveis e, ao final de seu ciclo, podem representar um risco de contaminação do solo, do ar e dos lençóis freáticos devido ao descarte incorreto de tais equipamentos que contêm químicos nocivos e perigosos. Portanto, o consumo de energia de um notebook é importante ser controlado, mas não é necessariamente o fator mais decisivo na preservação ambiental.
Portanto, a questão chave é garantir uma preservação equilibrada e satisfatória da bateria para que ela atinja com efetividade sua vida útil projetada, o que trará um consumo consciente e menos nocivo ao ambiente (bateria sustentável). Para tal, é importante seguir as recomendações do fabricante quanto às boas práticas no uso dos eletrônicos, como não os expor ao calor ou frio extremos, não utilizar carregadores defeituosos ou falsificados e etc.
Um outro método para prolongar a vida útil das baterias é evitar que elas passem por ciclos extremos. Isso significa não deixar a bateria dos dispositivos atingir níveis realmente baixos antes de carregá-la, como no caso de deixar um equipamento parado por anos sem uso (mesmo desligado, o equipamento consome bateria e descarrega a mesma a níveis críticos que impedem que ela carregue novamente).
A2Works e sua inovação sustentável
Com tudo isso em mente, a A2Works inovou em sua preocupação com a sustentabilidade de seus processos e a preservação do meio ambiente ao desenvolver um projeto interno de análise constante da vida útil das baterias de seu parque de notebooks.
Para isso, foi importado do exterior um equipamento que verifica em tempo real a saúde e capacidade da bateria, sendo tal ferramenta também capaz de diagnosticar, reviver, carregar, descarregar, calibrar e resetar o chip de quase todas as baterias de notebook do mercado. Após certo tempo de uso, as baterias perdem sua capacidade de carga e, por isso, devem passar por uma análise detalhada e se, preciso, manutenção preventiva e corretiva para que tais componentes voltem a níveis de trabalho adequados para o uso de nossos clientes.
Ao se atingir o ciclo de vida projetado, a bateria é novamente analisada para garantir que ela está completamente inutilizada e, logo depois, é descartada com responsabilidade pela A2Works utilizando-se de parceiros recicladores de eletrônicos devidamente certificados pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
O descarte correto de lixo eletrônico garante que os materiais perigosos, como chumbo e mercúrio, possam ser tratados adequadamente e os componentes recicláveis, incluindo plásticos, vidro e metal, possam ser recuperados para reutilização.