Dificilmente é encontrado alguém que não faça uso do armazenamento em nuvem. Mas antes de contratar esse serviço é preciso entender como ele funciona.
O armazenamento em nuvem tem se tornado cada dia mais comum. Em organizações isso é bastante usado para organizar informações de forma segura, mas também que seja de fácil acesso dos colaboradores autorizados. Esse modelo de armazenamento também conquistou as pessoas físicas, seja para ter fácil acesso a fotos, arquivos e até mesmo documentos pessoais.
Armazenamento em nuvem, o que é?
Esta ação nada mais é do que salvar todo e qualquer tipo de informação, seja arquivos, documentos, fotos, etc. em um servidor externo ao seu dispositivo, ou seja, para acessá-lo é necessário estar conectado à internet.
Um provedor de computação é responsável pelo armazenamento em nuvem, é responsabilidade desse software, além de armazenar, gerenciar e manter em segurança o armazenamento, a infraestrutura e a rede, para que seja possível acessar de onde estiver as informações ali guardadas.
Em muitos casos, com ele, a necessidade de comprar e gerenciar toda uma infraestrutura de armazenamento é eliminada. Esse é um provedor que oferece escalabilidade, durabilidade e agilidade.
Por que optar pelo armazenamento em nuvem?
A principal vantagem é que a empresa pode contratar a capacidade de armazenamento de acordo com a necessidade, podendo aumentar ou diminuir conforme a demanda, e pagar apenas pelo o que será usado.
Independente do porte da sua empresa, esse tipo de armazenamento oferece agilidade, simplicidade, segurança e o que toda organização procura: economia de custo. E mais, conforme seu negócio cresce o armazenamento em nuvem disponibiliza a capacidade de escalabilidade.
Saiba mais sobre seus benefícios:
- Custo-benefício: em momentos de picos comerciais, com o armazenamento em nuvem, sua empresa dispõe do capital extra somente durante esse período.
- Instalação ágil: uma empresa que escolhe esse tipo de armazenamento dos seus dados não precisa dispor de uma grande estrutura para implantá-lo. A sua equipe de TI, de forma rápida, instala o provedor e já o disponibiliza para as outras equipes.
- Agilidade: com ele, todas as informações da sua empresa estão a um clique de distância, o que resulta em um aumento significativo na agilidade do seu negócio.
- Gerenciamento de dados: dependendo do modelo de provedor do armazenamento em nuvem escolhido para sua empresa, é possível o gerenciamento das informações de acordo com as necessidades e demanda, inclusive das necessidades de cada setor da empresa.
- Fim das restrições: o armazenamento na nuvem permite uma escalabilidade praticamente ilimitada, isso elimina as restrições de armazenamento. É possível aumentar ou diminuir o armazenamento contratado de acordo com as demandas.
- Continuidade dos negócios: o provedor de armazenamento em nuvem garante que os seus datacenters são extremamente seguros, protegido e atesta a continuidades da organização. Caso os provedores detectem falhas, logo são reparadas qualquer informação que seja perdida.
Tipos de armazenamento em nuvem
São três os principais tipos:
- Objetos: nesse caso estamos falando de fotos, vídeos, arquivos de áudio e outros tipos de conteúdo da web.
- Arquivos: aqui se trata de pastas hierárquicas e em formato de arquivos.
- Blocos: esse armazenamento em nuvem é amplamente usado nas empresas porque arquiva, principalmente, banco de dados.
Ficou claro como o armazenamento em nuvem é uma opção bastante vantajosa e útil tanto para empresas quanto para pessoas físicas, não é mesmo? No mercado existem diversos provedores, e para escolher um deles é preciso levar em conta o valor e quais são as vantagens que cada um oferece.
E para que ele funcione de forma plena e sem nenhum entrave é preciso contar com equipamentos que suportem esse tipo de provedor. Aqui na A2Works temos desktops, notebooks e servidores que tem capacidade para funcionar esses tipos de provedores.
Conheça todos os equipamentos A2Works disponíveis para o aluguel. Clique aqui