Consumo inteligente e a vida útil dos equipamentos

Consumo inteligente e a vida útil dos equipamentos

A vida útil dos equipamentos de TI é um fator determinante na hora de planejar os investimentos de uma empresa. Isso porque ela impacta diretamente na produtividade e em uma série de fatores imprescindíveis para o crescimento do negócio.

Neste artigo você entenderá um pouco mais sobre consumo inteligente e o papel da locação de equipamentos de TI na otimização dos processos empresariais. Continue a leitura!

Por que a gestão da infraestrutura de TI é uma necessidade para as empresas?

A velocidade do desenvolvimento e das inovações tecnológicas, deixando de lado os inúmeros benefícios para o desenvolvimento da sociedade, trazem consigo alguns problemas pontuais, como a obsolescência e o descarte acelerado de equipamentos de tecnologia da informação.

Diariamente centenas de computadores, notebooks, impressoras, celulares, monitores, etc., são substituídos por outros mais novos e de performance superior, sem que haja um planejamento por trás dessa ação.

A evolução tecnológica acontece em alta velocidade e atualizações são realizadas o tempo inteiro. Assim como computadores de alta performance há 5 anos já não suportam softwares atualizados, o hardware também passa por upgrades.

E não apenas os equipamentos de TI evoluem, como o próprio trabalho é renovado e funções mais complexas são adicionadas às tarefas operacionais dentro das empresas.

Sendo assim, contar com uma gestão da infraestrutura de TI adequada, que dê suporte às tomadas de decisão que proporcionarão o aumento da produtividade e otimização de recursos com as constantes atualizações do parque tecnológico, é a melhor alternativa para corporações que almejam o crescimento, uma vez que um parque computacional sempre atualizado contribui, de maneira decisiva, na implementação de planos e projetos estratégicos destinados à melhoria e inovação dentro da empresa.

A importância da gestão da infraestrutura de TI e gerenciamento de ativos

O gerenciamento de ativos é uma responsabilidade da área de Tecnologia da Informação que visa acompanhar, dar suporte, otimizar e planejar melhorias para o parque tecnológico do negócio.

A gestão garante a eficiência dos investimentos e viabiliza a escalação do serviço para possíveis mudanças de cenário e expansões do negócio.

A matéria Melhores práticas de gerenciamento de TI do portal Milvus destaca que para executar uma gestão eficiente, é preciso fazer um mapeamento completo de toda a infraestrutura de TI da empresa, incluindo na conta hardwares e softwares, que devem ser identificados por numerações únicas e registrados em um sistema de controle.

Cada empresa conta com um conjunto de tecnologias e ferramentas distinto e, por esse motivo, ter um gerenciamento de ativos personalizado é essencial para garantir que tudo funcione perfeitamente, com resultados positivos para a empresa.

Entre esses resultados, podemos citar:

  • Extensão do tempo de vida útil dos equipamentos;
  • Segurança de dados;
  • Melhoria da performance para sistemas em sua relação com os processos internos do negócio;
  • Planejamento da aquisição das máquinas;
  • Acompanhamento da vida útil dos equipamentos;
  • Substituição e descarte correto no momento mais oportuno.

A locação de equipamentos de TI como alternativa para a implantação de melhorias na infraestrutura

Acompanhar as inovações tecnológicas é uma necessidade para empresas que almejam o crescimento contínuo. E contar com um parceiro em locação de equipamentos de TI pode ser a melhor alternativa para te auxiliar nessa jornada.

Acesse www.a2works.com.br e fale com nossos especialistas para saber o que nós podemos fazer por você e pela otimização do seu negócio com a locação de equipamentos de TI ideais para atender suas necessidades.

Esperamos por você!

Deixe uma resposta