como proteger dados

3 dicas de ouro para manter seus dados seguros

Ataques cibernéticos com roubo de dados são cada vez mais comuns no meio corporativo e ninguém está livre de ser alvo deles, mas é possível tomar algumas medidas que auxiliem a proteção desses dados para que a organização não sofra com invasões. Neste artigo você conhecerá 3 dicas valiosas e fundamentais de como proteger dados para implantar na sua empresa e aumentar os níveis de proteção e segurança. Confira!

Por que investir em segurança de dados?

A tecnologia surgiu para facilitar as nossas vidas. No entanto, muita gente utiliza essa ferramenta com más intenções, geralmente para benefício próprio e prejuízo dos demais. Por isso, à medida em que novas inteligências surgem e se expandem, as formas de segurança precisam crescer de forma proporcional, principalmente no ambiente corporativo, que lida com milhares de dados e informações todos os dias.

Se você utiliza softwares virtuais para guardar informações importantes que antes eram armazenadas em papel, cuidado! É preciso redobrar a atenção. Contratos, planilhas de pagamentos, informações sigilosas, atas de reunião e diversos outros dados, salvos em ambiente virtual, podem ser alvo da ação de hackers.

Mudar o cenário de vulnerabilidade e garantir proteção de dados requer investimento em softwares e, também, muito preparo por parte do seu quadro de funcionários, visto que tais vazamentos também podem ocorrer por erro humano. Mas hoje vamos te apresentar dicas simples e facilmente aplicáveis de como proteger dados para elevar seu nível de proteção, com base nessas dicas da InCare Technologies. Veja a seguir:

  1. Faça backups regulares dos dados em servidores fora do local.

Nunca dependa do armazenamento de dados apenas no local. Imagina só o que aconteceria se um acidente danificasse todas as informações armazenadas da empresa? Ou toda a sua rede (backups incluídos) fosse criptografada e roubada?

Um plano de backup eficiente deve incluir backups externos, que nada mais são do que cópias extras de seus dados armazenados em locais geograficamente distantes do local. No caso de um desastre total, você não terá perdido tudo.

  1. Centralize seus dados em um servidor dedicado.

Se você deseja aumentar a eficiência da sua corporação, promover a colaboração entre funcionários e melhorar a segurança em seu escritório, é essencial que você invista na implantação de um servidor dedicado. Um servidor dedicado é um modelo de hospedagem — que pode ser utilizado tanto para sites quanto para sistemas, como ERP ou Business Intelligence (BI) — em que a empresa garante um servidor exclusivo no data center. Isso significa uma customização total das suas necessidades, desde o espaço de armazenamento até a velocidade de processamento e o tamanho de memória RAM.

Na prática, um servidor dedicado funciona como um data center da própria empresa. Isso porque ela consegue configurar esse serviço da maneira que desejar, de acordo com as suas necessidades. E como o nome indica, esse tipo de servidor é dedicado à empresa contratante, ou seja, o espaço não é dividido com outras empresas, o que garante um desempenho melhor.

Um servidor te auxiliará com o gerenciamento de e-mails, facilitando o compartilhamento de arquivos, com a execução de aplicativos que exigem bancos de dados seguros e a supervisionar a segurança da rede de forma abrangente e segura.

>> Fale com a A2Works e conheça nossa ampla variedade de servidores <<

  1. Certifique-se de que sua política de uso aceitável esteja sempre atualizada.

Geralmente o ponto fraco na segurança de dados na rede é o seu pessoal. Clicar em um link malicioso, visitar um site ruim e baixar um software questionável são erros que sua equipe pode cometer e que podem levar a resultados devastadores. Uma política de uso aceitável deve especificar o que os usuários podem e não podem fazer na rede, incentivando o uso consciente e responsável. Não tenha medo de fazer cumprir sua política!

Gostou dessas dicas de como proteger dados? Então continue acompanhando o blog da A2Works para ter acesso a mais conteúdos relevantes e não deixe de entrar em contato com nossos especialistas para saber como podemos ajudá-lo a melhorar o fluxo de trabalho na sua empresa com a locação de equipamentos de TI.

Deixe uma resposta