Cada vez mais fundamental a Cibersegurança se faz presente tanto na vida de pessoas físicas, quanto em corporações.
Número de CPF, RG, dados de cartão, senhas, endereço, essas são só algumas das informações compartilhadas diariamente na internet. É aí que a cibersegurança entra, porque muitas dessas informações são sigilosas e precisam ser protegidas.
Isso também é válido para informações referente às empresas e ao governo, seja investimento, finanças, planejamentos, a cibersegurança precisa atuar para manter esses dados protegidos de pessoas que não sejam autorizadas a acessá-las.
O armazenamento em nuvem vem crescendo tanto por parte das empresas, quanto pelas pessoas físicas. Com isso, cresce também o número de setores dentro de organizações focados somente na cibersegurança do negócio.
O que é Cibersegurança
O principal objetivo da cibersegurança é garantir que dados importantes não sejam vazados ou sequestrados por ataques cibernéticos. Essa defesa é estabelecida através de ações e técnicas que protegem sistemas, equipamentos, redes e programas de invasões.
É comum confundir cibersegurança com segurança da informação. Mas vale ressaltar que a segurança da informação é um conjunto de práticas que visa a segurança do todo dentro de uma empresa. Já a cibersegurança é voltada para a proteção de softwares, hardwares e redes, ou seja, o cuidado com os sistemas de uma organização.
Importância da Cibersegurança
O Brasil é o 2° país que mais sofre ataques cibernéticos no mundo. Segundo a Pesquisa Nacional BugHunt de Segurança da Informação, realizada pela plataforma BugHunt, um quarto das empresas brasileiras já sofreram ataques cibernéticos no período de um ano.
E para combater essas invasões, é preciso investir cada vez mais em ações e técnicas de cibersegurança dentro das corporações.
Cibersegurança na prática
Já ficou claro que as empresas brasileiras precisam investir em cybersegurança para que nenhum de seus dados sejam vazados, não é mesmo?
Dessa forma, inúmeras ações de cibersegurança podem ser instauradas, cada organização tem diferentes tipos informações a serem protegidas, entretanto, podemos destacar algumas dessas ações:
- Proteção da rede de Wi-Fi;
- Defesa de dispositivos Bluetooth;
- Análise das vulnerabilidades através de testes automáticos de intrusão;
- Blindagem de dados confidenciais;
- Instalação de plataformas de segurança que centralizem todas as informações para que o controle, monitorização e neutralização de ameaças seja preciso.
Tipos de cibersegurança
Como falamos, a cibersegurança são ações tomadas, principalmente, por empresas que protegem os seus dados de ataques hacker. Com o passar do tempo surgiram diferentes tipos de ataques, com isso, surgiu também diversas modalidades de cibersegurança. Entre as principais delas estão:
- Segurança operacional:
Muitas empresas que não investem nesse tipo de segurança estão vulneráveis a ataques dos chamados insiders que são pessoas da própria empresa que tiram proveito de seus acessos.
Nesse caso, a cibersegurança entra para prevenir esses tipos de ataques através de rotinas de segurança nacional, onde a empresa controla quem pode e quem não pode acessar determinadas informações.
- Segurança da rede:
Esse é um dos ataques à cibersegurança mais comum. Essa invasão diz respeito a sobrecarga artificial do fluxo de dados da rede de uma empresa, o que impede os usuários de acessá-la e, assim, os criminosos roubam ou sequestram esses dados.
A defesa contra esses ataques inclui, principalmente, a proteção contra malwares no geral, o que antecipa essas invasões.
- Segurança da nuvem:
Esse tipo de cibersegurança é dedicado também a antecipar ameaças que os dispositivos que compartilham o acesso podem estar expostos. A segurança da nuvem blinda as plataformas de eventuais fragilidades e previne o vazamento de dados sem autorização.
Cibersegurança e a A2Works
Independente de qual seja o tipo do seu negócio é preciso proteger suas informações através da cibersegurança. E contar com equipamentos seguros, que já estão prontos para serem utilizados dá mais tranquilidade para qualquer empresa.
Todo o parque tecnológico disponível para o aluguel aqui na A2Works passa pela sanitização de dados, o que garante a eliminação permanente de informações residuais, antes de serem entregues para a sua empresa e ao final do contrato também.
Aqui na A2Works junto à locação de equipamentos de TI você pode contratar o antivírus para aumentar a segurança dos dados enquanto usa o equipamento.
Fale com um dos nossos especialistas e solicite um orçamento. Clique aqui!