Entenda o que são, quais as aplicações e como foi a evolução do uso de servidores ao longo dos anos.

A evolução tecnológica impacta a nossa vida de muitas maneiras, principalmente o mundo dos negócios, que vem se transformando cada vez mais para aderir às novidades e estar sempre competitivo.

Com isso, muitas coisas mudaram, como foi o caso dos servidores, que assumiram papel fundamental no mundo corporativo, deixando de ser debatidos quando o assunto era apenas preço, transformando-se em uma tecnologia que é prioridade nos tempos atuais e para o futuro.

Entenda como foi a evolução dos servidores. Continue a leitura!

 

O que é um servidor?

De maneira direta, um servidor é um computador equipado com um ou mais processadores, banco de memória, softwares, portas de comunicação e, para ampliar ainda mais o sistema de armazenamento de dados, ele pode contar com hard disks internos ou memórias SSD, podendo gerenciar uma grande quantidade de informações, suportar diversos usuários na mesma rede.

O nome servidor define um recurso dentro de um sistema computacional maior, podendo ser físicos ou virtuais, serem físicos ou virtuais, estarem no mesmo local de trabalho ou em um ambiente remoto, possuindo inúmeras aplicações, como prestar serviços e armazenar dados.

 

A evolução no uso de servidores

Os primeiros servidores surgiram logo no início da era dos computadores, na metade do século XX e, assim como a tecnologia evoluiu transformando os equipamentos ao longo dos anos, o seu uso também foi adaptado para atender melhor as necessidades dos negócios conforme a Transformação Digital, até chegarmos ao modo como utilizamos hoje.

Um dos primeiros registros que se tem é da “Advanced Research Projects Agency Network”, a ARPANET, ou em português “Agência para Projetos de Pesquisa Avançadas”, uma rede de computadores construída em 1969, um servidor que antecedeu e ajudou a dar início à internet, que era utilizado para a transmissão de dados militares sigilosos e interligação de departamentos de pesquisas nos Estados Unidos da América.

Se o objetivo antigamente era apenas a comunicação, com o passar dos anos ele adquiriu outros usos, como a transmissão e recepção de fax pela internet, servidor de impressão conectado às impressoras, servidores de web para armazenar páginas de site, servidores de e-mail para armazenar o envio e recebimento de correio eletrônico, servidor de arquivos, de banco de dados, e muitos outros.

 

Qual a importância de possuir servidores?

Responsável por centralizar o armazenamento de dados e facilitar o acesso de toda a empresa, os servidores oferecem muitos benefícios, principalmente em economia de energia, pois, em locais que não contam com servidores, os computadores precisam ser conectados entre si, precisando estar sempre ligado para ter acesso a cada máquina.

Com servidores a empresa consegue proteger todos os recursos confidenciais, compartilhar informações, organizar os recursos, aumenta a produtividade da equipe durante trabalhos remotos, facilita a rotina e permite que você tenha total controle sobre quem pode acessar arquivos, aplicativos e outros recursos.

 

Como investir em servidores de forma segura?

As mudanças no cenário impactam todos os negócios e quem não se atualizar vai ficando para trás, para que isso não ocorra, é necessário investir em um sistema de servidores que possam atender as suas demandas de maneira segura e funcional, sem prejudicar as operações ou a parte financeira.

A A2Works aluga servidores com alta performance, para ajudar o seu negócio a manter as aplicações com um desempenho de alto nível.

São equipamentos com tecnologia de ponta, suporte técnico disponível durante todo o período, contratos de locação flexíveis e a melhor estratégia financeira para o seu negócio. Não tenha medo de investir no futuro, conte com a A2Works para ter equipamentos de ponta conforme as suas necessidades.

Entre em contato conosco, clique aqui.