Alugar compensa? Saiba as vantagens do aluguel de hardware no longo prazo

Você sabia que comprar equipamentos de informática não é a única forma possível de garantir que esses recursos estejam disponíveis na sua empresa? Hoje, mais e mais companhias têm recorrido a uma nova forma de trabalhar: a locação de equipamentos.

É justamente nessa forma de trabalho que a A2 Works vem ajudando inúmeras empresas no Brasil. A locação de equipamentos é uma estratégia que vem se tornando cada vez mais popular e traz inúmeros benefícios para as empresas. Enumeramos, aqui, algumas vantagens em contratar hardware como serviço.

  • As empresas podem ter um parque de equipamentos sempre atualizado. O computador ficou velho? Não tem problema! É só devolver e locar um novo e mais moderno.
  • Não há preocupações com descarte e recompra de equipamentos.A empresa não precisa se preocupar com o que fazer com equipamentos velhos ou obsoletos. Essa responsabilidade é da A2 Works, para que as empresas possam focar no seu negócio.
  • Teve algum projeto que foi cancelado ou reduzido? Não tem problema! Basta ajustar o contrato e passar a contar apenas com os recursos de TI que a empresa vai efetivamente precisar.
  • Projetos e demandas emergenciais podem ser atendidas muito rapidamente. Os equipamentos locados são entregues pela A2 Works em poucos dias após a contratação.
  • Eliminação da burocracia no processo de compras. Um contrato com a A2 Works centraliza todas as demandas de equipamentos, eliminando a burocracia associada a consulta de preços e a aquisição, sempre que um novo equipamento é necessário.

Aproveitamos também para desmistificar algumas questões relacionadas à locação de equipamentos de TI

  • O custo final é mais alto que a aquisição? Raramente. Quando a empresa considera os custos indiretos associados à aquisição, armazenamento, descarte e atualização, máquinas de reposição, quase sempre a locação se apresenta como uma opção mais econômica.
  • Posse do equipamento. De fato, o equipamento é locado, mas a empresa o utiliza como se fosse seu e ainda pode manter um parque tecnológico sempre atualizado.
  • E como fica a segurança dos dados? Hoje, a maioria das informações ficam na nuvem. Mas mesmo que não fique, o próprio cliente pode formatar as máquinas ou descartar os dados, como achar mais conveniente, antes de devolver o equipamento. De qualquer modo, a A2 Works tem por padrão a formatação completa dos equipamentos assim que retornam para empresa.

Quer aproveitar para saber como funcionam os contratos? A gente te conta! Há três modalidades de contrato usuais:

  1. Contrato totalmente flexível, onde o cliente pode devolver qualquer equipamento (ou mesmo todos) a qualquer momento, sem ônus.
  2. Parcialmente flexível, onde o cliente pode devolver uma porcentagem do contrato a qualquer tempo sem ônus.
  3. Rígido, em que o cliente terá o menor valor possível no contrato, mas a devolução antecipada de equipamentos pode implicar no pagamento de uma compensação.