impostos sobre locação de equipamentos

Quais são os impostos incidentes sobre a locação de equipamentos?

Que a locação de equipamentos de TI é uma alternativa muito vantajosa para empresas de todos os segmentos, você já sabe. Mas em termos econômicos, você conhece as tributações que viabilizam essa prática para que tudo ocorra de acordo com as leis?

Acompanhe este artigo e saiba quais são os impostos sobre locação de equipamentos.  Boa leitura!

As vantagens econômicas da locação de equipamentos de TI para as empresas

A diluição do investimento inicial, que seria necessário na aquisição de uma infraestrutura de TI por uma empresa, é um dos principais fatores que tornam a locação de equipamentos uma alternativa muito mais vantajosa economicamente para o caixa.

E essa diluição ainda conta com os gastos inerentes à manutenção, suporte, atualizações, substituição de equipamentos que apresentem problemas, entre outros, inclusive na taxação de impostos.

Em resumo, o aluguel de equipamentos é uma forma de assegurar o compliance em TI, viabilizando uma infraestrutura adequada e a inovação de processos sem fazer investimentos elevados.

Quais são as tributações sobre a locação de equipamentos?

A locação de equipamentos é registrada como uma despesa mensal, com dedutibilidade dos tributos apresentada nas faturas, que requer a cobrança de:

  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins)
  • Programa de Integração Social (PIS)
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)

Em matéria  publicada no Infobusiness, Eduardo Passos, explica que a locação de equipamentos de TI é o único formato de aquisição que isenta o pagamento de Imposto de Renda (IR) quando a empresa se enquadra no Lucro Real, isso pelo fato de a modalidade ser registrada como despesa mensal, implicando também na dedutibilidade de 100% para CSLL.

Já o cálculo de crédito de PIS e Cofins é feito com base no valor da fatura e há isenção de ISS e de ICMS.

A locação de equipamentos de TI na A2Works

A A2Works conta com a expertise de profissionais especialistas para prestar todo suporte necessário e garantir que sua empresa tenha os melhores equipamentos para desenvolver um trabalho de alto nível, com redução de custos.

Nós cuidamos de tudo para que você tenha tranquilidade e trabalhe em plena forma a cada dia, sabendo que seu negócio está em conformidade com a lei e de acordo com as taxações necessárias no que diz respeito à aquisição de equipamentos de TI.

Além disso, nosso time do comercial está sempre à sua disposição, analisando cada uma das demandas e direcionando os equipamentos que melhor se adequam às necessidades do seu negócio. Vem viver essa experiência! Acesse www.a2works.com.br e solicite uma proposta.

Deixe uma resposta